Quando devo procurar um angiologista?

Angiologista ou cirurgião vascular é o especialista no diagnóstico e tratamento das doenças vasculares. Ele não é apenas médico de varizes, pois cuida também da saúde de quase todos os outros problemas da circulação.

“O angiologista é o especialista que vai detectar e tratar doenças circulatórias ainda na fase inicial, além de aplicar medidas de prevenção como alimentação e hábitos de vida mais saudáveis para evitar a necessidade de intervenções cirúrgicas”, destaca o médico angiologista e cirurgião vascular, membro da SBACV Ce, Vicente Freire. 

Mas quando devemos procurar um angiologista?  Abaixo, separamos algumas situações:

1 – Quando apresentar sintomas como: dores nas pernas, inchaço e vermelhidão nas pernas, cansaço, sensação de peso, escurecimento das pernas, úlceras e feridas.

 2 – Para tratar das varizes, pois não é só uma questão estética, mas uma doença que pode trazer complicações sérias.

3 – Realizar um check-up vascular (programa de prevenção das doenças vasculares criado pela SBACV) para diagnosticar, prevenir e tratar doenças como: Acidente Vascular Cerebral (AVC) também conhecido como “derrame cerebral”, tromboses, doenças arteriais dos membros inferiores que podem levar a dor e feridas, além de aneurismas.

4 – Receber orientações para evitar complicações do pé diabético, além de garantir acompanhamento com o médico especialista em tromboses.

Na grande maioria das vezes, as doenças vasculares são silenciosas e só são detectadas em um estágio mais avançado. Isso afeta o controle e tratamento do problema, além de gerar danos graves à saúde do paciente e levar ao óbito.

Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. Ao perceber qualquer sinal ou sintoma de doença vascular, procure um médico angiologista, especialmente se você já está perto da terceira idade — período em que essas patologias são mais frequentes.

Quer saber mais sobre as doenças vasculares? Acesse nosso blog e descubra muito mais conteúdo!