É proibido usar salto na gravidez?

Por mais bonita a mulher fique com o salto, na gravidez o calçado não é recomendado. O salto alto mantém os músculos da panturrilha contraídos por mais tempo e atrapalham a circulação do sangue nas pernas. Os malefícios, inclusive, não param por aí. Outro problema ligado ao tipo do sapato está nas possíveis quedas, que colocam em risco a vida dos bebês e das futuras mamães.

Calçados com plataformas baixas e bases largas são mais indicados para evitar esses contratempos. É recomendado também o uso de meias de compressão com a intenção de evitar o inchaço nos pés.

Para quem gosta de ficar um pouco mais alta, no entanto, as sandálias de plataforma podem ser alternativas. Ainda assim, os riscos de desequilíbrio e torção.  Tênis, sapatilhas e rasteirinhas são mais aconselháveis nesta fase. Associado a isso, a médica sugere caminhadas, exercícios para as panturrilhas e repouso com os membros inferiores elevados durante todo o período de gestação.

Quando abandonar o salto?

“Não significa que, a partir do momento que a mulher souber da gravidez, ela deva abandonar o salto. A hora certa de apostar nos sapatos mais baixos é a partir do quinto mês de gestação”, destaca o médico angiologista e cirurgião vascular, membro da SBACV, Vicente Freire. 

Neste período, a barriga já está maior e a tendência é a mulher projetar o corpo para trás para conseguir equilíbrio. Com isso, ocorre uma curvatura maior da coluna lombar, chamada de hiperlordose. Essa “má postura”, por causa do peso, gera maior pressão sobre as vértebras e o salto alto agrava ainda mais o problema.

Mulheres grávidas tendem a aparecer nos consultórios reclamando de cãibras, que podem ter ligação direta com o uso dos saltos. Uma dica para a mulher que não consegue desapegar dos calçados é sair de casa usando algo mais confortável e só ao chegar na porta do evento trocar pelo sapato querido. O conselho, no entanto, só se aplica em ocasiões especiais.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à circulação? Acesse nosso blog e aproveite!