Varizes e menopausa

A menopausa é um dos períodos que a mulher requer mais atenção. É nessa fase que ocorrem diversas mudanças hormonais no organismo. De acordo com especialistas, é justamente na fase que as varizes aparecem.

Uma das principais problemáticas associadas à menopausa é o aumento de peso, aumentando o volume de gordura e diminuindo a massa muscular. Os problemas cardiovasculares também podem surgir. 

Na menopausa as mudanças hormonais podem aumentar a incidência de varizes. “As paredes dos vasos ficam mais frágeis com a idade. O rompimento fica mais facilitado. Idosas com hipertensão também estão mais sujeitas ao surgimento do quadro”, destaca o médico angiologista e cirurgião vascular presidente da SBACV Ce, Frederico Linhares. 

Caso surjam alguns sintomas sensação de peso, inchaço nas pernas ou sensação de peso, marque uma consulta com um angiologista para um diagnóstico mais preciso. Esses sinais podem estar associados a doenças venosas. 

Prevenção

O que devo fazer para evitar as varizes no período? Primeiro, tenha controle do seu peso. Evite o sedentarismo. É importante praticar exercícios físicos para favorecer a circulação do sangue. A gordura que se acumula no abdômen faz com que a pressão sobre os vasos sanguíneos aumente, dificultando assim o fluxo normal do sangue. Criam-se bolsões nas veias das pernas, influenciando no surgimento das varizes – ou no agravamento do quadro.  Outra regra de ouro é evitar permanecer muito tempo sentado ou em pé.

Corte o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e adote uma dieta equilibrada. Cuidado com os excessos de sal, comidas gorduras, pobres em nutrientes. Pense em frutas, peixes, carnes magras e coma muitas fibras.

Abandone o cigarro de vez. As substâncias deixam o sangue mais viscoso e isso dificulta mais a circulação, favorecendo o acúmulo do líquido nas veias das pernas. Passando longe do tabagismo, todo organismo sai beneficiado. 

Angiologistas explicam que a prevenção antes e depois da menopausa é essencial para a mulher diminuir os riscos de ter varizes.

Quer saber mais? Acesse nosso blog e descubra!