Check-Up Vascular

Check-Up Vascular

Entenda a importância de se consultar com um angiologista ou cirurgião vascular

Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças vasculares tendem a causar sérios danos ou levar à morte? É como o caso da trombose venosa profunda, do aneurisma da aorta, do pé diabético e da doença arterial obstrutiva periférica. Mas é possível prevenir todas essas complicações ao realizar check-ups frequentes com um angiologista ou cirurgião vascular.

O check-up vascular consiste em detectar características no paciente que indiquem qualquer tipo de risco de acometimento cardiovascular. Além do histórico de saúde, o angiologista ou cirurgião vascular propõe uma série de exames que indicam lesões venosas conforme for necessário. O angiologista identifica os sinais que provocam as doenças e faz o diagnóstico de qualquer complicação na fase inicial, indicando o melhor tipo tratamento a fim de evitar a sua evolução.

O que o check-up pode detectar?

Cada patologia vascular possui fatores de risco definidos. Grande exemplo disso são as varizes, distúrbio que acometem os membros inferiores e que em fases mais avançadas podem causar úlceras varicosas ou flebites, inflamações das veias provocadas pela formação de coágulos de sangue.

Diferentemente das varizes, outros problemas vasculares estão mais relacionados com fatores externos que genéticos, como é o caso da trombose. Quando não identificada, prevenida e tratada, a trombose nas artérias da perna pode levar à amputação. Hoje, com o avanço nos métodos e diagnósticos, é possível detectar e dar início ao tratamento vascular de forma eficaz e precoce.

Existem situações em que o problema surge de forma silenciosa, como é o caso dos aneurismas, principalmente os que acometem a artéria aorta. Caso haja ruptura, o risco de morte é bastante elevado. As estenoses (estreitamentos) da artéria carótida também são silenciosas, podendo levar ao AVC (acidente vascular encefálico) ou ‘derrame’, como é conhecido.

Por isso, é imprescindível que o paciente faça regularmente check-ups vasculares. É que essa avaliação seja realizada por um profissional devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), para a total segurança do paciente.