Síndrome Metabólica e Doenças Vasculares

Você sabia que o sedentarismo e a má alimentação podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e problemas vasculares periféricos? Resultado dessa falta de cuidados, a Síndrome Metabólica é uma doença da civilização moderna e que pode gerar diversas complicações no sistema circulatório.

 

Obesidade, circunferência abdominal aumentada e taxas elevadas de pressão arterial, glicose e triglicerídeos são alguns dos fatores que causam o estreitamento dos vasos sanguíneos e, em casos mais graves, ataques cardíacos e derrames cerebrais.

 

Praticamente todos os componentes da síndrome são inimigos ocultos porque não provocam sintomas, mas representam fatores de risco para doenças cardiovasculares graves. As manifestações começam na idade adulta ou na meia-idade e aumentam muito com o envelhecimento. O número de casos na faixa dos 50 anos é duas vezes maior do que aos 30, 40 anos. Embora acometa mais o sexo masculino, mulheres com ovários policísticos estão sujeitas a desenvolver a síndrome metabólica, mesmo sendo magras.

 

Quer cuidar do seu sistema vascular? A dica é começar a praticar atividades físicas e adotar uma alimentação saudável!